top of page

Volta às aulas: hora de cuidar da visão das crianças


Volta às aulas: hora de cuidar da visão das crianças

Durante as férias, período em que a garotada só pensa em se divertir longe das salas de aula, os pais já começam a planejar a volta dos filhos à escola. Além de uniforme, matrícula e material escolar, outro importante item deve ser incluído nessa lista de prioridades: a saúde dos olhos das crianças.


O período de férias é uma boa oportunidade para realizar um check-up oftalmológico nos pequenos. Afinal, problemas na visão comprometem, não apenas a saúde, como também o rendimento escolar.


A oftalmologista infantil Iara Tavares, especialista em estrabismo, explicou que muitos problemas oculares passam despercebidos pelos pais, principalmente quando afetam apenas um dos olhos.


“Aparentemente, a criança pode parecer enxergar bem, mas há desvios oculares que não são percebidos no dia a dia. Por isso, é importante consultar um oftalmologista. A fase de alfabetização exige muito da criança, tanto na parte ocular quanto a cognição como um todo. Para que o aprendizado tenha êxito, a função ocular precisa estar adequada”, esclareceu.

A especialista explicou que o ideal é que, até os 6 anos de idade, a criança seja levada para um check-up anualmente. “Até essa idade, a visão está amadurecendo e, seja qual for o problema que a criança tenha, fica bem mais fácil de ser tratado”, esclareceu.



Volta às aulas: hora de cuidar da visão das crianças

Após os 7 anos, a médica recomenda que, se a criança apresentar bom rendimento escolar e não sinalizar nenhuma queixa ou anormalidade, o check-up seja feito a cada dois anos. Se a criança reclamar de dores de cabeça frequentes, assistir TV muito próxima do aparelho ou demonstrar algum desconforto visual, os pais devem procurar um oftalmologista.


Entre os problemas mais comuns que afetam a saúde ocular das crianças estão a miopia (dificuldade para enxergar objetos que estão longe), a hipermetropia (dificuldade de visualizar objetos próximos) e o astigmatismo (que deixa os objetos desfocados quando estão longe ou perto).


Fonte: ESHoje

27 visualizações
bottom of page