BLOG

Os melhores produtos para limpar lentes de óculos.

O que pode parecer fácil e simples, na verdade, exige muita dedicação e atenção. A limpeza correta do óculos de grau envolve, antes de tudo, a saúde dos olhos, esse órgão tão essencial e complexo. Por isso, confira as sobre produtos para limpar corretamente as lente de óculos e evitar problemas.



Importância de manter a lente dos óculos limpa

Além de uma armação bonita e estilosa, a higiene constante das lentes dos óculos é indispensável para preservá-las e evitar um esforço exagerado da visão.


Cansaço, insatisfação com o grau da visão, olhos vermelhos e dores de cabeça em excesso podem ser sinais de doenças oculares ou de que há algo de errado com as lentes.


Essa constante fadiga visual e tensão ocular, comum entre pessoas que utilizam computadores e smartphones por muito tempo, é descrita na Oftalmologia pelo termo astenopia.


Não é por acaso que as lentes danificadas são uns dos sinais que indicam que é preciso trocar os óculos. Mas, afinal, como cuidar das lentes e aumentar a durabilidade delas?


O que limpa lente de óculos de grau?

Tecido de microfibra

Ao analisar roupas em uma lente de aumento, é possível enxergar a falta de uniformidade nos tecidos, além de fios soltos que serão os grandes vilões na hora da “limpeza”, as microfissuras.


Limpar a lente dos óculos em uma camiseta, com papel higiênico ou até mesmo papel toalha são hábitos capazes de estragar lentes. Na tentativa incorreta de retirar um simples sujeira, por exemplo, as partículas do pó podem ocasionar arranhões.


Qual tecido usar, então? Há apenas um recomendado na hora de higienizar as lentes: o tecido de microfibra.


Um pedaço pequeno de microfibra já possui todas as características necessárias para preservar a lente dos óculos, pois absorve e seca rapidamente, não solta fiapos, tem alta durabilidade e não deixa resíduos.


Quanto mais grosso for o tecido, melhor, porque o esforço na hora de limpar vai ser menor. Já se o pano for fino, é importante esfregar com delicadeza.



Flanela Antiembaçante


Já percebemos que utilizar a máscara com óculos causa um desconforto, principalmente o problema das lentes ficarem embaçadas. Pensando nisso, a Cartan Óptica está oferecendo a flanela com efeito antiembaçante! Com apenas uma aplicação nas lentes, garante resultado imediato e proteção por 4 horas.



Água corrente e fria + sabão ou detergente neutro



Outro costume comum é o de lavar os óculos durante o banho, mas essa prática não é recomendada, especialmente se for com água quente. No caso de um óculos anti-reflexo, por exemplo, a alta temperatura da água pode provocar rachaduras nas lentes e comprometer sua funcionalidade.


O ideal é que você utilize água corrente (a da torneira da cozinha, por exemplo) e uma pequena quantia de detergente ou sabão neutro. Evite produtos que contenham hidratantes, eles engorduram e danificam as lentes.


Depois de lavá-las, deixe-as secando naturalmente e finalize a limpeza com o tecido de microfibra.



Spray limpa óculos


É possível encontrar, em diversas óticas, produtos criados especialmente para a limpeza dos óculos, muitos deles no formato de spray. Eles são ideias para quem deseja praticidade em viagens, no trabalho ou em outros compromissos.


Além de realizar a limpeza correta, eles também servem para quando as lentes embaçam.


Contudo, é preciso atenção. Ao adquirir um spray para limpeza de óculos, verifique em quais materiais ele pode ser aplicado e se é compatível com as especificidades do seu tipo de lente.



(CUIDADO) Álcool em gel

Utensílios à base de álcool, como álcool em gel, álcool comum, acetona, além de outros materiais químicos, como alvejante e água sanitária, não devem ser utilizados.


Esses materiais possuem propriedades capazes de manchar as lentes e danificar os tratamentos presentes nela, como o anti-reflexo, anti-risco, proteção UV, entre outros.


Portanto, limpar os óculos com álcool em gel está entre as ideias que devem ser descartadas para garantir a proteção da lente.



Rotina de limpeza

Estabeleça uma rotina de limpeza para os óculos. Por mais que você utilize os produtos corretos, cuidar deles uma vez por semana, por exemplo, não é suficiente. Limpe as lentes todos os dias, utilizando os produtos indicados acima.


Com itens comuns, presentes no dia a dia de uma casa, por exemplo, é possível garantir a durabilidade da lente e proteger um dos sentidos mais importantes para o ser humano, a visão.


Lembre-se também de cuidar da sua saúde física e fortalecer seu sistema imunológico com alimentos corretos. Com a junção de lentes adequadas e uma rotina alimentar balanceada, seus olhos estarão protegidos.


Quer ser avisado de mais dicas como essa diretamente no seu e-mail? Assine a newsletter preenchendo o formulário abaixo, e fique de olho nas tendências e dicas especiais sobre óculos!


Fonte: officina7

6 visualizações
FIQUE DE OLHO
Logo Cartan Óptica
ENDEREÇO

Rua Fernandes Vieira, 319

Bairro Bom Fim - Porto Alegre

Rio Grande do Sul 

51 3227-3406

51 99759-0446

iconmonstr-whatsapp-4-240.png
REDES SOCIAIS
  • Facebook - Cartan Óptica
  • Instagram - Cartan Óptica
SiteSeguro.png

© Todos os direitos reservados 2020 - Cartan Óptica - CNPJ: 12.230.755/0001-61

Minc.Space Branding Intelligence Group
Consultor Whats.png

Óculos De Grau  Porto Alegre | Cartan Óptica