Dispositivo poderá ajudar na execução de tarefas cotidianas, como indicar o caminho com menos trânsito para o trabalho e disponibilizar a lista de compras quando solicitado.
Desde que a Google lançou o Google Glass, uma das barreiras tecnológicas que diversas empresas têm se esforçado para conquistar é a da criação de óculos de realidade aumentada que possam ser realmente úteis e fáceis de usar. Além disso, que sirvam para dar estilo: tem que ter um design bonito e confortável.
A novidade da vez vem pelas mãos da Bosch, que resolveu investir no seu próprio óculos do tipo, mas usando uma tecnologia totalmente diferente: ao invés de projetar as imagens nas lentes dos óculos (fazendo com que ele funcione como uma tela), a empresa criou um dispositivo que projeta imagens direto no olho do usuário.
Outra vantagem deste método é que, por conta da imagem ser projetada diretamente na retina humana, não há o perigo de você parecer uma pessoa maluca para quem está te vendo de fora, com um olho que não sabe se foca na informação que está na tela ou em quem está na sua frente. As imagens projetadas estarão sempre na mesma posição em relação ao campo de visão independente de onde você focar sua visão.
Batizado de Light Drive, os óculos inteligentes da Bosch utilizam lasers ajustáveis que projetam imagens, vídeos, texto e notificações recebidas diretamente na retina do usuário.
Leve e discreto, o dispositivo promete ser um importante aliado dos usuários em suas tarefas cotidianas, seja indicando o caminho mais apropriado para chegar ao trabalho ou disponibilizando uma lista de compras na hora de ir ao mercado.
Embora a utilização do produto seja simples, seu funcionamento é um tanto complexo. Isso porque o óculos só funciona se o usuário posicioná-lo corretamente em seu rosto. Por conta dos óculos inteligentes usarem lasers para criar uma imagem de realidade aumentada diretamente na retina do usuário, a imagem refletida no dispositivo está sempre em foco. Além disso, uma vez que apenas um olho recebe a imagem, não há como os dois olhos convergirem e assim estimarem o quão distante está o objeto à sua frente. No entanto, como todo esse processo não é familiar ao cérebro, o usuário pode sentir algumas sensações estranhas.
Apesar do Light Drive já estar disponível para testes, ainda não há nenhuma previsão de quando ele deverá chegar às lojas. Então, está ainda em fase de conceito.
Fonte: Bosch, Olhar Digital
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