top of page

Cientistas criam lente de contato capaz de dar zoom com piscadas

Pesquisadores acreditam que sistema poderá ser usado em próteses visuais.



Esqueça todos os devaneios que tínhamos no final do século passado sobre como seria o futuro. Se carros voadores ainda não fazem parte de nossa realidade, lentes de contato robóticas capazes de dar zoom com um simples piscar de olhos já existem. Foram os cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego – nos Estados Unidos, os responsáveis por tamanha engenhosidade.


Através dos sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes), eles criaram uma lente que responde diretamente a esses impulsos elétricos. Capazes de mudar a distância focal do que enxergamos, como se fosse um mouse, podemos dar um zoom na imagem, apenas com 2 piscadas seguidas.



Feita de polímeros que aumentam quando a corrente elétrica é aplicada, a lente é controlada por cinco eletrodos ao redor do olho. Eles funcionam como se fossem músculos, possibilitando o zoom. No entanto, apesar de parecer apenas mais um gadget, o grande objetivo destes cientistas é desenvolver um sistema que ajude a criar um olho protético ou uma câmera que seja controlada apenas com os olhos:

“O sistema desenvolvido no presente estudo tem o potencial de ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro”.

Fonte: Hypeness

22 visualizações
bottom of page