BLOG

Cenoura faz bem para os olhos?

Você já viu um coelho usando óculos para provar o contrário?



As pessoas adoram dizer isso para que as crianças comam cenoura. Mas será que é verdade? A cenoura faz mesmo bem para a visão? Ela ajuda a prevenir futuros problemas nos olhos? A resposta é SIM e NÃO.


Embora não seja um superalimento, a cenoura é importante para a visão. A sua cor laranja denuncia o alto nível de betacarotenos, uma substância que o nosso corpo pode transformar em vitamina A. Esta vitamina é fundamental para os olhos porque ajuda a converter no olho a luz que vem do exterior num sinal elétrico que o cérebro pode descodificar. É a partir deste processo e dos sinais elétricos que o cérebro pode montar as imagens que vemos quando temos os olhos abertos.


Um dos primeiros sintomas da falta de vitamina A é a perda da visão noturna. De fato, o consumo de cenouras pode restituir esta visão noturna perdida. No entanto, quem tem uma alimentação variada e em quantidades suficientes, está servido de matéria-prima para produzir vitamina A que chegue para ter uma visão plena.



Não é por comer mais cenouras que vai ficar com uma visão noturna especial. Aliás, comer demasiados alimentos ricos em betacarotenos pode levar a que a pele ganhe uma tonalidade alaranjada. Neste caso, comer a mais pode ser demais.


Para as crianças ela é essencial para a formação das funções vitais do olho, atuando na percepção de forma, cores, contraste e adaptação conforme a luz do ambiente (visão diurna e noturna). Além disso, a vitamina A faz bem para a pele e atua na formação dos ossos. Dessa forma, é uma das responsáveis pelo crescimento saudável da criança.



Os nutricionistas se referem à vitamina A como Retinol, nome que remete à função dela no olho. A retina contém células que podem produzir uma imagem em preto e branco a partir do menor vislumbre de luz. Sem o retinol ninguém conseguiria distinguir o contraste entre luz e escuridão.

Os baixos níveis dessa vitamina causam um impacto negativo no crescimento e na saúde da pele e do cabelo. Em casos de baixa extrema pode até causar cegueira noturna. Mas, felizmente esse tipo de problema é muito raro.


Já a ingestão de cenoura (vitamina A) sozinha não garante que a pessoa seja imune a problemas como miopia e hipermetropia (que podem ser genéticos), e como a catarata que pode ser desencadeada por diversos outros fatores como idade e diabetes. Além disso, existem alimentos muito mais ricos em vitamina A do que as cenouras – como espinafre, couve ou alface. Os produtos de origem animal, como leite e fígado, por exemplo, são ainda melhores.


Vitamina A

A cenoura contém betacaroteno, que será transformado em vitamina A no intestino. Para as crianças, ela é essencial para a formação das funções vitais do olho e para a produção de púrpura visual, que atua na percepção de forma, cores, contraste e adaptação conforme a luz do ambiente (visão diurna e noturna).


Além disso, a vitamina A faz bem para a pele e atua na formação dos ossos. Dessa forma, é uma das responsáveis pelo crescimento saudável da criança.

No entanto, o oftalmologista Ricardo Uras adverte que a cenoura não é a principal fonte dessa vitamina para a criança. "O leite contém muito mais betacaroteno, por isso é mais importante na alimentação do bebê do que a cenoura", explica.

Ao longo da vida, a quantidade de vitamina A que a pessoa deve ingerir é mais ou menos constante, apenas para garantir o metabolismo das retinas.

Problemas

O oftalmologista Yoshifume Yamane, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, afirma que não há motivos para se preocupar porque dificilmente alguém sofrerá de carência de vitamina A. Ela é encontrada em diversos alimentos como os derivados de leite, leguminosas, hortaliças, batata e peixe. Assim, quem não come cenoura ingere betacaroteno ao consumir outras fontes da vitamina.

"A quantidade mínima de vitamina A de que precisamos diariamente pode ser adquirida com uma alimentação saudável. Não é preciso uma dieta específica"

Segundo ele, a cegueira tem outras causas que não a falta do betacaroteno, como a catarata, diabetes e glaucoma.


Para o oftalmologista, apenas em países com problemas graves de desnutrição, como no continente africano, a falta crítica da vitamina A ocasiona má formação dos olhos e pode, então, gerar problemas como a cegueira e ressecamento dos olhos (xeroftalmia), bem como outros problemas como o raquitismo e doenças de pele.

De todo modo, é possível complementar a falta dessa substância com comprimidos, porque a quantidade necessária é muito baixa.


Já problemas mais usuais, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo, nada têm a ver com a vitamina A: a maioria tem conotação genética ou degenerativa. Isso significa que as disfunções não são tratáveis com a ingestão de vitamina A. "A falta de vitamina A jamais será responsável por alguém usar óculos", finaliza Uras.


De onde vem a lenda?

A história parece até ficção, de tão boa, mas de acordo com John Stolarczyk, curador do Museu da Cenoura, na Inglaterra, esta é a mais pura verdade. Veja só:

Londres estava sob fogo aéreo pesado do exército de Hitler em 1939. A tática do blitzkrieg nazista, de bombardeios rápidos e letais, estava indo muito bem. Entretanto, em um determinado momento, como que por mágica, aviões alemães começaram a ser derrubados durante os ataques noturnos. A virada nos eventos levantou suspeitas. O que teria mudado para que a reação dos ingleses tenha melhorado da noite para o dia?


A verdade é que haviam entrado em operação os primeiros radares, que conseguiam detectar os bombardeiros e orientar a estratégia de defesa da RAF Inglesa. A tecnologia entretanto, era secreta e era questão de segurança que ela continuasse assim. A solução do ministro foi… mentir!

De acordo com ele, os pilotos ingleses haviam mudado para uma dieta rica em raízes e cenouras e haviam melhorado sua visão noturna. Nascia ali o mito, em que até hoje muitos insistem em acreditar.



História de guerra


Há vários posters de propaganda inglesa durante a Segunda Guerra Mundial que incitavam ao consumo das cenouras. O argumento era fantástico: comer cenouras melhorava a visão noturna dos pilotos da Força Aérea Real, o que permitia identificar os aviões alemães à noite e abatê-los.


A propaganda das cenouras foi posta em marcha pelo Ministério dos Alimentos inglês de então, para que as pessoas comessem vegetais ingleses numa altura em que o país estava isolado e os alimentos eram mais escassos.



Esta história não está comprovada e há quem defenda que os alemães tinham forma de saber se os ingleses estavam a usar radares no ar.


Independentemente da razão original da propaganda, o fato é que as cenouras tornaram-se conhecidas por serem o alimento mais importante para cuidar dos olhos.


6 visualizações
FIQUE DE OLHO
Logo Cartan Óptica
ENDEREÇO

Rua Fernandes Vieira, 319

Bairro Bom Fim - Porto Alegre

Rio Grande do Sul 

51 3227-3406

51 99759-0446

iconmonstr-whatsapp-4-240.png
REDES SOCIAIS
  • Facebook - Cartan Óptica
  • Instagram - Cartan Óptica
SiteSeguro.png

© Todos os direitos reservados 2021 - Cartan Óptica - CNPJ: 12.230.755/0001-61

Minc.Space Branding Intelligence Group
Consultor Whats.png

Óculos De Grau  Porto Alegre | Cartan Óptica