top of page

Alergia nos olhos: principais causas, sintomas e o que fazer



A alergia no olho, ou alergia ocular, pode acontecer devido ao uso de maquiagem fora do prazo de validade, contato com pelo de animais ou poeira, ou ser devido à exposição à fumaça de cigarro ou perfume forte, por exemplo. Assim, quando a pessoa está exposta a algum desses fatores, é possível que desenvolva sinais típicos de alergia como vermelhidão, sensação de ardência e coceira nos olhos.

Para aliviar os sintomas de alergia, pode ser recomendado pelo oftalmologista evitar a exposição ao agente responsável pela alergia e usar colírios anti-histamínicos. No entanto, caso os sintomas não melhorem após o uso do colírio, é importante que a pessoa consulte o oftalmologista, pois pode ser sinal de conjuntivite, que deve ser tratada de acordo com a orientação do médico.

Principais causas


A alergia no olho é mais comum de acontecer em pessoas que possuem alergia respiratória, rinite ou sinusite, podendo acontecer como consequência de:

  • Uso de maquiagem fora do prazo de validade;

  • Contato com pelo de cachorro ou gato;

  • Exposição ao pólen, poeira ou fumaça de cigarro;

  • Mofo;

  • Cheiros muito fortes, como perfumes e incensos, por exemplo;

  • Consumo de alguns alimentos.

Além do desconforto nos olhos, é comum que a pessoa desenvolva outros sintomas como nariz entupido, coriza, coceira na pele e espirros, por exemplo.

Sintomas de alergia nos olhos

A alergia ocular pode levar ao aparecimento de sintomas que podem acometer as pálpebras e o redor dos olhos, podendo ser verificado inchaço nos olhos, vermelhidão, olhos lacrimejando e coçando e sensação de ardência nos olhos, além de também poder haver maior sensibilidade à luz.

Esses sintomas também costumam estar presentes em caso de conjuntivite e, por isso, caso os sintomas durem mais que 1 dia e não melhore com medidas caseiras ou uso de colírios anti-histamínicos, é importante que a pessoa consulte o oftalmologista para que seja indicado o tratamento mais adequado.

O que fazer na alergia nos olhos


Para tratar a alergia nos olhos, é importante começar por descobrir qual o agente causador da alergia, para que o contato com a substância possa ser interrompido. Depois disso, os olhos devem ser lavados abundantemente com água ou soro fisiológico para garantir a total remoção dos resíduos.

Para reduzir os sintomas, é geralmente recomendada a utilização de colírios antialérgicos e anti-histamínicos que devem ser recomendados pelo oftalmologista para aliviar os sintomas.

Quando a alergia nos olhos se deve à conjuntivite alérgica, o médico pode também indicar a utilização de remédios com corticoides, e quando existem sintomas de blefarite, que é uma inflamação nas bordas das pálpebra, pode ser necessária a utilização de uma pomada antibiótica de aplicação local.

Alguns tratamentos caseiros para aliviar os sintomas de alergia, que podem ser realizados para complementar o tratamento recomendado pelo médico incluem:

1. Compressas de água fria

As compressas de água fria são uma ótima opção para reduzir a sensação de ardência, coceira e queimação nos olhos, e para aplicar basta molhar uma gaze limpa em água fria e passar no olho, sempre no sentido da parte interna próxima do nariz para fora. Cada compressa apenas deve ser usada uma vez e os processo deve ser repetido para os dois olhos.

2. Limpar com soro fisiológico

Para limpar bem os olhos usando soro fisiológico, deve adicionar a um pequeno copo de xarope ou chávena de café soro fisiológico em quantidade suficiente para mergulhar o olho na solução. Para isso, deve pegar o copo, encostar ao olho de forma a que fique mergulhado no liquido, abrindo em seguida o olho e piscando algumas vezes.


Fonte: Tua Saúde

35 visualizações
bottom of page