top of page

8 Erros para não cometer ao comprar um óculos de sol

É muito importante que as pessoas ao comprarem um óculos de sol prestem atenção quanto a qualidade das lentes do mesmo, pois só assim é possível ficar com estilo e manter os olhos saudáveis.



Além disso, a escolha das lentes corretas e de qualidade é imprescindível, pois a radiação ultravioleta (UV), que vem do sol pode muitas vezes causar danos no tecido dos olhos, provocando problemas desde a superfície até a parte mais interna, a qual é formada pela retina.

Por isso preparamos essa lista com os erros mais comuns para você não cometer ao compra seus óculos de sol!


Conheça os 8 erros para não cometer ao comprar um óculos de sol


Atualmente, os óculos de sol são acessórios imprescindíveis tanto em relação a estilo como por necessidade. Além disso, a cada estação o estilo e as formas variam muito, e com isso é interessante que você conheça os erros para não cometer ao comprar um óculos de sol.


Erro 1 – Ignorar o fator de proteção do óculos

Apesar de os olhos possuírem mecanismos de proteção contra os raios UV, isto pode não ser suficiente devido à intensidade e do tempo de exposição. Dessa forma, os óculos solares, quando forem de qualidade, têm como objetivo a proteção contra a radiação ultravioleta, bloqueando parte da luminosidade e garantindo menor agressão aos olhos, o que previne contra doenças e promove maior nitidez e conforto.


É importante que você leve em consideração se os óculos serão utilizados no dia a dia, na praia ou para a prática esportiva, pois cada modelo, material, tamanho, cor, filtro e tipo de lente possui uma especificação adequada.


Erro 2 – Comprar óculos de fonte duvidosa

Os óculos de sol podem ser comprados independentes de serem simples e baratos, desde que sejam feitos de um bom material, pois se a qualidade dos mesmos for baixa, estes poderão provocar muita tontura e a sensação de estar olhando para um acrílico.


Deve-se ter cuidado ao comprar óculos de sol em camelô, pois geralmente não possuem proteção contra os raios UV necessária e nem a qualidade ótica. Assim, para que você não possua dúvidas na hora de escolher os óculos de sol, é importante que estes tenham sempre certificado de origem.


Erro 3 – Não usar cores de lente adequadas para a situação




Em relação às cores das lentes dos óculos de sol, estas também devem ser analisadas, pois de acordo com alguns oftalmologistas, a cor marrom e o fumê são mais recomendados para dias claros, realçando os detalhes e os contrastes.


Erro 4 – Não consultar o oftalmologista
Muitas pessoas não realizam consultas com oftalmologistas para ajudar na escolha dos óculos de sol ideal. Dessa forma, as pessoas não levam em consideração as informações dos óculos de uma forma mais detalhada. Além disso, os óculos são peças muito pessoais e únicas, e por isso, devem ser combinados perfeitamente com cada estilo de vida.

Erro 5 – Não atentar para a certificação

Ao comprar óculos de sol, você deve exigir que a óptica, possua um técnico óptico e teste seus óculos contra os Raios UV, Os óculos solares sem qualidade apresentam ondulações nas lentes, causando dores de cabeça, distorções das imagens, etc..


Erro 6 – Esquecer da importância das lentes polarizadas

No caso das pessoas que passam muito tempo expostas a claridade como, por exemplo, as pessoas que praticam esportes ao ar livre ou passam o dia todo dirigindo, é importante que saibam escolher as lentes corretamente. Assim, para essa situação, o mais indicado é a escolha das lentes polarizadas, as quais evitam o ofuscamento e deixam as imagens muito mais nítidas e com mais contrastes.


Erro 7 – Usar óculos que não encaixam bem no rosto

Além da escolha adequada da lente, muitas pessoas possuem dificuldade na escolha de óculos de sol que se encaixam melhor no rosto. Portanto, a dica é que se evite a escolha de modelos que se afastam demais e que tenham lentes pequenas, pois é importante que não exista um espaço grande entre a face do rosto e armação, principalmente porque entra radiação ultravioleta pelos lados.


Erro 8 – Não redobrar os cuidados em caso de crianças

Normalmente não ocorre, mas deve-se ter uma maior preocupação com a correta escolha em relação a óculos solares para os pequenos. A escolha de óculos de sol pirata é muito arriscada, pois é necessária uma proteção adequada para os olhos das crianças. Elas possuem características mais sensíveis que os adultos e as chances de sofrerem com os danos dos raios ultravioletas são ainda maiores.


Dicas importantes em relação ao uso dos óculos de sol



Diferente do que muitos pensam são acessórios extremamente importantes para a saúde visual.


O uso dos óculos de sol é muito importante ainda pelo fato de evitar que ocorra o aparecimento de rugas ao redor dos olhos, pois elas geralmente surgem com a grande exposição aos excessos de raios solares. Além disso, o uso dos óculos de sol protege a área branca dos olhos, pois bloqueia a exposição aos raios ultravioletas, os quais atingem muito o globo ocular.


É muito importante também que as pessoas procurem realizar a compra dos seus óculos de sol em lojas que sejam de confiança. Portanto, devido aos diversos problemas que os raios ultravioletas podem causar quando ocorre uma exposição excessiva, as pessoas estão mais interessadas e preocupadas em usar corretamente o óculos de sol e em cuidar bem da visão.

Não se esqueça de sempre contar com o apoio de um bom oftalmologista para ter o acompanhamento ideal da saúde de sua visão!


78 visualizações
bottom of page