BLOG

5 dicas de saúde para a volta às aulas



Férias acabando e as aulas quase chegando, ótimo momento para levar a criançada ao pediatra, realizar alguns exames de rotina e tomar alguns cuidados especiais.

Confira as dicas para uma volta às aulas mais tranquila:



1) Coloque a saúde em dia


Agende uma consulta com o Pediatra

É muito importante visitas periódicas ao pediatra para pesar, medir, examinar e quando necessário, solicitar exames de rotina.


A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que dos 3 aos 5 anos as crianças realizem pelo menos uma consulta semestral e a partir dos 6 anos uma consulta anual com o pediatra, podendo esse tempo ser menor dependendo de cada criança.


Agende uma consulta com o Dentista

Além da visita ao pediatra, é preciso cuidar também dos dentes consultando o dentista. É recomendado que o intervalo das consultas a partir dos 3 anos seja de aproximadamente 6 meses, não ultrapassando 1 ano. Aproveite esse momento para conversar sobre higiene e aprender como se realiza uma escovação correta.


Agende uma consulta com o Oftalmologista



Importantíssimo esse item. Pesquisas apontaram que cerca de 85% do aprendizado infantil se faz por meio de interações visuais, mas apenas uma pequena parcela das crianças realizam algum tipo de avaliação oftalmológica em idade escolar.

É recomendado que seja realizada uma avaliação no primeiro ano de vida, depois aos 3 e 5 anos e depois essa avaliação passa a ser anual ou a cada 2 anos, justificado pelo fato que ocorrem mudanças durante o crescimento das crianças e por vezes as crianças não percebem que algo está errado com a visão, prejudicando no aprendizado e no dia a dia.


Para aqueles que já usam óculos, aproveitem esse período para passar por nova avaliação para conferir se o grau mantém o mesmo, se as lentes estão riscadas ou as armações tortas.