top of page

Mitos e verdades sobre a saúde dos olhos


Faz bem aplicar colírio todos os dias: DEPENDE Um colírio lubrificante não provoca mal algum, mas também não quer dizer que faça bem. Se você mora na praia (ambiente naturalmente mais úmido), não trabalha diante do computador nem em um local com ar-condicionado, teoricamente não precisa de colírio. Quem vive em cidades mais secas ou poluídas tende a necessitar mais.

Olhar diretamente para o sol prejudica a visão: VERDADE

A exposição contínua e prolongada dos olhos ao sol é maléfica. Tenha o hábito de usar óculos escuros.

Olhos claros são mais sensíveis: VERDADE

Olhos claros são mais sensíveis: VERDADE

Pessoas de olhos claros apresentam uma sensibilidade maior à luz solar – por terem menor quantidade de melanina, absorvem menos os raios de luz e têm, consequentemente, uma sensibilidade mais elevada, o que causa desconforto.

Na faixa da população a partir dos 60 anos, aumenta a incidência de uma doença chamada degeneração macular – as células da retina vão se degenerando e perdendo sua função, o que acarreta perda progressiva e irreversível da visão. Há um componente genético envolvido, mas o problema também pode ser consequência dos maus hábitos.

O "protetor solar" dos olhos são os óculos de sol, e todos devem ter o costume de usá-los. Manter uma alimentação balanceada é fundamental.

Dormir com maquiagem é prejudicial: VERDADE

Dormir com maquiagem é prejudicial: VERDADE

Deitar-se para dormir sem antes remover a maquiagem nunca é bom. Os produtos obstruem os poros das glândulas das pálpebras – a gordura produzida ali serve para manter o brilho do olhar e para fazer com que a pálpebra deslize facilmente sobre a córnea, sem arranhar.

A maquiagem não retirada entra no poro e forma uma espécie de rolha, entupindo essa saída. Presa dentro da glândula, a gordura pode inflamar (a pálpebra fica vermelha e dolorida) ou provocar um terçol.

Dormir com lentes de contato faz mal: VERDADE

À noite, diminui a produção de lágrimas, que atuam como uma proteção para os olhos. O risco de ocorrer uma infecção é maior porque os olhos ficam secos. Existem lentes específicas para dormir, mas não são recomendadas. O ideal é retirá-las para o período de descanso. O olho precisa estar em contato direto com o oxigênio para respirar, e a lente, por mais que seja porosa, é uma barreira nesse processo.

Comer cenoura é benéfico para os olhos: VERDADE

A cenoura é fonte de vitamina A, mas não é preciso ingeri-la em excesso para obter essa vantagem específica. Se você mantiver uma alimentação balanceada, já estará atendendo às necessidades de vitamina A do organismo.

Aos idosos com histórico familiar de degeneração macular ou que já apresentam a enfermidade em estágio inicial, recomenda-se uma suplementação dos componentes que não se consegue unicamente através da alimentação: fórmulas ricas em ômega 3 (boas fontes são o salmão e a semente de linhaça), luteína e selênio podem ser manipuladas em farmácias, sob orientação médica.

Ler no escuro é prejudicial: DEPENDE

Ler no escuro é prejudicial: DEPENDE

O ideal é ter uma lâmpada de cabeceira incidindo diretamente sobre o livro ou revista que se está lendo. Leitores digitais, que proporcionam o ajuste da iluminação do aparelho de acordo com a do ambiente, permitem optar por uma luz de menor intensidade, para que o cérebro não se excite e o sono fique prejudicado, mas o olho precisa de um bom contraste para não ter de fazer tanto esforço sob pouca luminosidade. Ler por alguns minutos com luz fraca não oferece riscos, mas o ideal é evitar períodos mais longos de leitura na penumbra.

Ler dentro de um veículo em movimento pode provocar descolamento da retina: MITO

O carro ou o ônibus em movimento deixam mais difícil a fixação do olhar – algumas pessoas podem se sentir nauseadas –, mas não há risco de descolamento da retina.

Crianças que ficam muito perto da TV podem ter problemas de visão: MITO

Atraídas pelas imagens, as crianças costumam se aproximar da tela da televisão para acompanhar o desenho animado ou o jogo de videogame. Não é o ideal, pois a prática requer um esforço maior da musculatura dos olhos, mas não há problema. Pais devem aproveitar essas situações para ensinar aos filhos o posicionamento correto.

Passar tempo demais na frente do computador faz mal: DEPENDE

Passar tempo demais na frente do computador faz mal: DEPENDE

Durante os turnos de trabalho ou estudo, recomendam-se pausas de hora em hora para descansar a musculatura dos olhos e lubrificá-los. Dê uma volta e olhe para outras coisas, preferencialmente à distância, para exercitar outros músculos.

Estudos científicos mostram que a intensa exposição a essas telas vem contribuindo para o aumento da miopia na população, o que é encarado por especialistas como uma consequência inevitável da presença cada vez maior dos computadores no dia a dia.

Não é bom usar os óculos de outra pessoa: VERDADE

A prática não é recomendada. Dificilmente duas pessoas terão o mesmo grau. Pegar os óculos do marido ou do colega de trabalho rapidamente, só para ler uma coisinha, não tem problema.

Não se deve comprar óculos de farmácia: DEPENDE

Os óculos para presbiopia (a popular "vista cansada") vendidos nas farmácias não são prejudiciais desde que apresentem o grau de que o paciente está necessitando, conforme a prescrição do médico. Óculos de dois graus para alguém que precisa exatamente desses dois graus e não tem astigmatismo vão ser um bom quebra-galho, mas óculos de três graus para uma pessoa que requer um acessório com dois graus serão um problema. Quem tem graus diferentes em cada olho também deve evitar esses produtos. É indispensável passar antes pela consulta com um oftalmologista.

Apontadores com mira a laser machucam: VERDADE

O laser dos apontadores utilizados por professores e palestrantes é muito perigoso. Se o acessório for apontado diretamente, ainda que por breves instantes, para os olhos de alguém, pode ocorrer uma queimadura na mácula (região da retina).

Não é bom mergulhar de olhos abertos: VERDADE

Abrir os olhos debaixo d'água, no mar ou na piscina, pode provocar irritações e contaminações. Deve-se evitar também mergulhar com lentes de contato. Utilize óculos próprios para natação.

Todo mundo desenvolve presbiopia (vista cansada): VERDADE

A presbiopia é a "ruga" do olho, e todos vão enfrentar essa condição a partir de certa idade. Em relação aos demais, os míopes tendem a desenvolver a presbiopia mais tarde.

Fonte: GaúchaZH - Marcelo Netto, oftalmologista, doutor em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Oftalmologia pela Universidade de Washington e pela The Cleveland Clinic Foundation, ambas nos Estados Unidos

47 visualizações
bottom of page