Como evitar tonturas ao ler no ônibus ou carro?



Muita gente aproveita o tempo no ônibus para o trabalho, ou o tempo no carro em uma viagem, para colocar a leitura em dia. O problema é que essa atitude pode gerar tonturas em muita gente, causando uma sensação de desconforto que dura bastante tempo. Embora esse tipo de leitura não faça mal à saúde dos olhos, ainda é preciso tomar alguns cuidados para garantir o bem-estar. A seguir, você vai aprender como fazer para evitar tonturas ao ler nesses ambientes.

Olhe para cima com frequência para evitar tonturas


Uma das grandes causas para a tontura ao ler no ônibus,

ou no carro, é o fato de que a sua visão envia sinais conflitantes para o cérebro. Enquanto seu corpo sente que há um movimento, ainda que constante, seus olhos estão em um lugar fixo. Como resultado, o corpo fica confuso, faz mais esforço e a tontura surge como consequência.

Uma forma de driblar essa sensação é olhando para cima regularmente. A cada página que terminar do livro ou da revista, olhe um pouco para cima. Isso faz com que seu corpo ganhe novamente a sensação de saber que está em movimento e a tontura é evitada com mais facilidade.

Garanta que haja uma boa iluminação para a leitura


Muitas vezes, a sensação de vertigem ao ler no ônibus ou carro não tem tanto a ver com o movimento em si, mas, sim, com a falta de iluminação. Se por algum motivo o lugar onde você estiver sentado não tiver uma boa iluminação, use alguns artifícios.

Lanternas portáteis, iluminação do celular ou do próprio veículo ajudam a garantir mais claridade para a leitura. Se estiver lendo uma publicação digital, como no celular ou tablet, ajuste o brilho para que ele fique confortável sem ser intenso ou fraco demais.

Prefira ler por pequenos períodos intervalados


Mais uma técnica para evitar tonturas ao ler no ônibus ou carro: dividir a leitura em intervalos mais rápidos, evitando que a visão fique muito cansada. Como ao ler em movimento você faz um esforço maior com os olhos, o recomendado é que você leia menos tempo seguido. Em vez de ler vários capítulos de uma vez só, faça um intervalo de alguns minutos entre cada dezena de páginas, por exemplo.

Isso permite que seus olhos descansem durante esse tempo e seu corpo ganha novamente a sensação de movimento, ajustando o equilíbrio. Depois do descanso, é só voltar a ler e continuar fazendo esses intervalos.

Leia mais devagar do que o normal


A vontade de terminar o livro ou a revista não pode ser maior do que o cuidado com a sua saúde e se você quiser evitar tonturas e sensação de mal-estar é importante diminuir o ritmo de leitura.

Ler rápido demais exige mais concentração do cérebro e mais acuidade visual. Se você tenta fazer isso quando está em um veículo em movimento, as chances de se sentir tonto são ainda maiores.

Por isso, o melhor é diminuir o ritmo de leitura. Isso vai ajudar a sua visão a funcionar melhor nesse ambiente e a sensação de bem-estar não vai ser substituída pela vertigem.

Evitar tonturas ao ler no ônibus ou no carro é possível ao adotar uma leitura mais lenta, bem iluminada e com intervalos para que o corpo se acostume adequadamente ao ambiente. No fim da viagem, você não vai se sentir indisposto ou enjoado e terá utilizado o tempo de maneira produtiva.

Você sofre com as tonturas graças à leitura nesses lugares? Compartilhe suas experiências nos comentários. ;)

Fonte: Hospital de Olhos

#Leitura #tontura

30 visualizações

BLOG

Logo Cartan Óptica
ENDEREÇO

Rua Fernandes Vieira, 319

Bairro Bom Fim - Porto Alegre

Rio Grande do Sul 

51 3227-3406

51 99759-0446

iconmonstr-whatsapp-4-240.png
REDES SOCIAIS
  • Facebook - Cartan Óptica
  • Instagram - Cartan Óptica
SiteSeguro.png

© Todos os direitos reservados 2020 - Cartan Óptica - CNPJ: 12.230.755/0001-61

Minc.Space Branding Intelligence Group
Consultor Whats.png