top of page

Dicas de como tratar o estrabismo.


​O tratamento para estrabismo no adulto normalmente é iniciado com o uso de óculos ou lentes de contato para corrigir dificuldades de visão que podem estar causando ou agravando o problema. Porém, quando este tipo de tratamento não é suficiente, o oftalmologista pode recomendar fazer exercícios oculares uma vez por semana no hospital, e diariamente em casa, para melhorar a coordenação dos músculos e ajudar a focar melhor os objetos.

Já nos casos mais graves, em que não é possível corrigir o estrabismo apenas com o uso de óculos e exercícios oculares, pode ser necessário utilizar cirurgia para equilibrar os músculos dos olhos e corrigir o desalinhamento.

Quais as causas

O estrabismo pode ser causado por defeitos em 3 locais diferentes:

• Nos músculos que movimentam os olhos;

• Nos nervos que transmitem a informação do cérebro para os músculos se movimentarem;

• Na porção do cérebro que comanda o movimento dos olhos.

Por isso, o estrabismo pode aparecer na criança, quando o problema está relacionado com a falta de desenvolvimento de um destes locais, que acontece com frequência em casos de síndrome de Down ou paralisia cerebral, por exemplo ou no adulto, devido a problemas como Acidente Vascular Cerebral, traumatismo craniano, ou até uma pancada no olho.

O estrabismo pode ser de 3 tipos, o estrabismo divergente, quando o desvio do olho é para fora, ou seja, em direção ao lado do rosto, estrabismo convergente, quando o olho está desviado em direção ao nariz, ou estrabismo vertical, se o olho está com um desvio para cima ou para baixo.

Em que consiste a cirurgia

Geralmente, a cirurgia para estrabismo é feita no bloco operatório com anestesia geral, para que o médico possa fazer pequenos cortes nos músculos do olho para equilibrar as forças e alinhar o olho.

Na maior parte dos casos, esta cirurgia não provoca cicatriz e a recuperação é relativamente rápida.

Como corrigir o estrabismo com exercícios

Um bom exercício que ajuda a coordenar os músculos dos olhos e melhorar o estrabismo consiste em:

1. Colocar um dedo esticado a cerca de 30 cm do nariz;

2. Colocar um dedo da outra mão entre o nariz e o dedo esticado;

3. Olhar para o dedo que está mais perto e focar esse dedo até observar o dedo que está mais longe em duplicado;

4. Movimentar o dedo que está mais perto, lentamente, entre o nariz e o dedo mais afastado, tentando focar sempre o dedo mais próximo para observar o dedo que está mais longe duplicado;

Este exercício deve ser repetido 2 a 3 minutos todos os dias, mas o oftalmologista pode também aconselhar outros exercícios para completar o tratamento em casa.

Quando o tratamento não é feito de forma adequada na infância, a pessoa pode desenvolver ambliopia, que é um problema de visão onde o olho afetado, geralmente, enxerga menos que o outro olho, porque o cérebro cria um mecanismo para ignorar a imagem diferente que chega por esse olho.

Por isso, deve-se iniciar o tratamento no bebê logo após o diagnóstico do problema, através da colocação de um tapa-olhos no olho saudável, de forma a obrigar o cérebro a utilizar apenas o olho que está desalinhado e desenvolver os músculos desse lado.

Fonte: Tua Saúde

858 visualizações
bottom of page