BLOG

O campeão de MMA que perdeu a visão e hoje ensina outros cegos a se defender


Primeiro negro a ocupar o lugar mais alto do pódio na história do esporte na África do Sul, Ronald 'Mamba Negra' Dlamini teve de buscar um novo propósito na vida ao ficar cego.

O lutador Ronald Dlamini é conhecido também como “Mamba Negra”. Confira o vídeo.

Ele diz que ganhou esse apelido porque, quando entrou para o MMA, o esporte era dominado por homens brancos - e também por causa de seu estilo “ágil e mortal”, já que a mamba-negra é uma das cobras mais rápidas do mundo.

Foi graças a esse talento que ele se sagrou campeão meio-médio de MMA sul-africano em 2009.

Dlamini tornou-se, assim, o primeiro negro a ocupar o lugar mais alto do pódio na história do esporte no país. Mas sua vida mudaria radicalmente três anos depois. Após voltar de uma luta na Nova Zelândia, na qual se saiu vitorioso, ele começou a sentir dores de cabeça muito fortes.

Diagnosticado com meningite, ele foi levado para o hospital, onde entrou em coma. Ao acordar, dez dias depois, estava totalmente cego.

“Perdi a cabeça. Não sabia mais quem eu era. Joguei a culpa em Deus. Chorava muito por causa do que estava acontecendo”, diz o lutador.

Passado o primeiro momento de choque, Ronald decidiu voltar a estudar. Foi para a universidade cursar Transporte e Logística.

Ele também estava determinado a ajudar outras pessoas, e descobriu como fazer isso ao conhecer outras pessoas cegas. Elas contavam a ele que haviam sido muitas vezes alvo de violência, vítimas de roubos e estupros.

Dlamini diz que que se deu conta então que tinha um novo objetivo em sua vida: ajudar pessoas com deficiência visual a se defenderem. Ele hoje dá aulas de defesa pessoal baseado no que aprendeu como lutador de MMA, além de treinar iniciantes no esporte.

“Quando você é cego, você se concentra no que você consegue ouvir, cheirar e tocar”, diz.

Então, pela respiração, ele consegue saber quando seu oponente está cansado ou fraco. Os passos indicam onde está o adversário.

Fonte: Bem Estar

5 visualizações
Logo Cartan Óptica
ENDEREÇO

Rua Fernandes Vieira, 319

Bairro Bom Fim - Porto Alegre

Rio Grande do Sul 

51 3227-3406

51 99759-0446

iconmonstr-whatsapp-4-240.png
REDES SOCIAIS
  • Facebook - Cartan Óptica
  • Instagram - Cartan Óptica
SiteSeguro.png

© Todos os direitos reservados 2020 - Cartan Óptica - CNPJ: 12.230.755/0001-61

Minc.Space Branding Intelligence Group
Consultor Whats.png