top of page

A primavera chegou e as alergias nos olhos também.


A primavera chegou e as alergias nos olhos também.

A primavera está chegando e por isso é necessário tomar algumas medidas preventivas à saúde ocular.

O risco é ainda maior para quem apresenta quadros alérgicos como bronquite, rinite ou asma. Mas afinal, o que pode causar as doenças primaveris?

Nessa época, a incidência de pólen no ar é mais alta do que em todo o ano. Por isso, a inalação dele pode trazer riscos à saúde respiratória ou causar a conjuntivite sazonal. Os sintomas se apresentam como coceira frequente nos olhos, secreção na mucosa, alta produção de lágrimas, ardor, inchaço e vermelhidão nos olhos.

Para evitar esse transtorno durante a estação, siga as dicas:

• Arejar a casa para circular mais ar e luz solar; • Retirar cortinas, tapetes e bichos de pelúcia do ambiente; • Limpar a casa com um pano molhado ao invés de com vassouras ou espanadores; • Se for viajar, prefira lugares úmidos como a praia; • Evite ambientes ao ar livre entre 5h e 10h da manhã;

• Se preocupar com a iluminação correta também é importante para manter a saúde dos olhos a longo prazo. Ajuste a tela de seu computador, smartphone e sempre use lentes de descanso.

Se todas as medidas preventivas forem tomadas e mesmo assim os sintomas persistirem, procure um médico oftalmologista e lembre-se de jamais se automedicar, o uso incorreto de colírios pode agravar a doença.

Dedique-se aos hábitos saudáveis. Eliminar o estresse, usar óculos de sol diariamente, não fumar, manter uma dieta equilibrada e beber a quantidade certa de água por dia – aproximadamente 2 litros – além de elevar a qualidade de vida também ajuda a manter os olhos saudáveis e hidratados por mais tempo.

24 visualizações
bottom of page