BLOG

Mais um ótimo motivo para comer chocolate.


Um dia você come um doce qualquer e só depois descobre que engoliu uma formiga junto. A danada estava ali, e você nem percebeu. “Formiga faz bem aos olhos”, dirá alguém, se baseando no simples fato de que tamanduás comem formigas e nunca se viu um usando óculos. As formigas, assim como todos os insetos, são ricas em proteínas e pobres em carboidratos e gorduras saturadas, mas, apesar disso, não existem evidências científicas de que ingerir formigas melhore, cure ou evite problemas de visão.


A lenda unindo formiga e saúde visual não tem origem comprovada, mas tudo indica que foi inventada para que as pessoas não rejeitassem alimentos invadidos pelo inseto, o que costuma acontecer principalmente com o açúcar. Alguns pesquisadores acreditam que os donos de engenho falavam isso para que seus escravos não reclamassem que tinha formiga na comida.


Então, esqueça a formiga e escolha uma opção melhor. Muito melhor. Estudo recente descobriu que o chocolate amargo pode melhorar a capacidade de ver em situações de baixo contraste, como mau tempo.

E isso não é tudo: a pesquisa se soma a estudos anteriores que sugerem que comer chocolate pode tornar seu cérebro mais afiado.

No passado, cientistas já alegaram que o chocolate amargo pode reduzir a pressão arterial e também parece ter um efeito favorável sobre os níveis de colesterol, as funções das plaquetas e a sensibilidade à insulina.



O estudo mais recente, que envolveu 30 homens e mulheres com idades entre 18 e 25 anos, testou a visão e habilidades de pensamento dos participantes duas horas depois deles comerem uma barra de chocolate amargo de tamanho normal, e duas horas depois deles comerem uma barra de chocolate branco de tamanho normal.


A diferença entre as duas barras de chocolate é a quantidade de flavonoides, um composto natural do cacau, também encontrados em níveis elevados nas uvas, chás verde e preto, vinho tinto e maçãs. A barra de chocolate amargo contém muito mais flavonoides do que a branca.


Os participantes do estudo tiveram melhor desempenho nos testes de visão e em alguns dos testes de função cerebral depois de comer o chocolate amargo. Os pesquisadores atribuem as descobertas à capacidade conhecida dos flavonoides de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Eles também especulam que a substância pode aumentar o fluxo sanguíneo para a retina.

A boa notícia é que outra pesquisa sugere que o impacto positivo dos flavonoides do cacau sobre o fluxo de sangue é ainda maior em pessoas com mais de 25 anos.

Assim, o próximo passo dos cientistas é realizar um estudo semelhante com voluntários mais velhos. Desta vez, eles vão adicionar cafeína e teobromina às barras de chocolate branco para certificar-se de que os estimulantes da planta do cacau não são a verdadeira razão para os benefícios cerebrais e de visão do chocolate amargo.



Outra vantagem é que, para comer chocolate, não precisamos de lendas do tipo “os coelhos da Páscoa não usam óculos”.


(Fonte: NBC News/health)

8 visualizações
Logo Cartan Óptica
ENDEREÇO

Rua Fernandes Vieira, 319

Bairro Bom Fim - Porto Alegre

Rio Grande do Sul 

51 3227-3406

51 99759-0446

iconmonstr-whatsapp-4-240.png
REDES SOCIAIS
  • Facebook - Cartan Óptica
  • Instagram - Cartan Óptica
SiteSeguro.png

© Todos os direitos reservados 2020 - Cartan Óptica - CNPJ: 12.230.755/0001-61

Minc.Space Branding Intelligence Group
Consultor Whats.png