top of page

Computador e videogame podem provocar e agravar miopia em crianças


Pais devem controlar o tempo e a posição dos filhos na frente dos eletrônicos.

Entre as atividades de lazer e diversão mais comuns das crianças hoje, estão, definitivamente, o computador e o videogame. Muito já se falou sobre o assunto e acerca dos benefícios e malefícios deste "entretenimento" para os pequenos. Contudo, o alerta em questão desta vez - e um dos temas debatidos no 6º Congresso Brasileiro de Oftalmologia que ocorreu em Porto Alegre - é em relação à saúde ocular das crianças.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica Célia Nakanami, ficar durante muito tempo seguido - mais de uma hora - na frente do computador ou da televisão e posicionar-se a uma distância pequena dos eletrônicos - menos de 40 cm - é prejudicial aos olhos, pois a visão fica mais suscetível à aparição e agravamento de problemas, como a miopia.

- Temos observado que o tempo de lazer eletrônico é grande em relação a outras décadas e, paralelamente a isso, percebemos que o aparecimento da miopia está mais precoce. Além disso, a progressão da doença está mais intensa e as crianças que teriam miopia moderada, tornam-se altos míopes - alerta a médica.

Isto ocorre porque o sistema ocular das crianças ainda está em desenvolvimento e o uso da visão de perto exige um esforço acomodativo do globo (quanto mais perto, mais prejudicial, porque maior o esforço necessário). Conforme a especialista, o excesso de tempo nesta situação resulta em um aumento do tamanho do globo ocular, que caracteriza o olho míope.

O problema, chamado miopia transitória, causa embaçamento visual para longe e, apesar do nome, pode trazer problemas irreversíveis.

- A miopia transitória não é real, pois melhora depois de algumas horas, mas pode se transformar em miopia de verdade ou deixar mais séria a enfermidade de quem é propenso ou já possui a doença - explica Célia.

O recomendado para os pais é que controlem o tempo que os filhos permanecem fazendo estas atividades e intercalem com outras, em ambientes abertos, para dar um descanso aos olhos. Além disso, as crianças devem ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Sintomas

Conforme a médica, cerca de 80% dos problemas de visão nas crianças são detectados pelos pais, que devem estar atentos a alguns sintomas e comportamentos. Veja quais:

• Lacrimejamento;

• Vermelhidão nos olhos;

• Aproximação para enxergar melhor;

• Mau desempenho na escola. Fonte: Clic RBS

14 visualizações
bottom of page