BLOG

Obesidade infantil pode prejudica a visão


De acordo com uma pesquisa de especialistas do Diskapi Children´s Hospital, na Turquia, 10% das crianças acima do peso, participantes do estudo, apresentaram pressão intraocular (PIO) elevada, o que é um dos fatores de risco para o aparecimento de glaucoma. Na análise, 72 crianças obesas foram comparadas com um grupo de controle.

Os pesquisadores não detectaram sinais, nem sintomas da doença, que afeta a visão. Todavia, segundo o oftalmologista Virgilio Centurion (CRM SP 13454), diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), “seria interessante acompanhar esses pacientes em longo prazo, para ver se a pressão intraocular se traduz no aumento das taxas de glaucoma, no futuro”.

A ciência já tem conhecimento de que o diabetes está associado ao aumento da PIO, mas sem necessariamente significar o incremento nos índices de glaucoma. Antes, as maiores preocupações das famílias eram as doenças infecciosas e parasitárias, muitas delas prevenidas hoje por meio de campanhas de vacinação.

Se estar acima do peso era considerado saudável antigamente, agora os pais precisam conhecer novos parâmetros.

“Uma das lições é sobre o que comprar no supermercado. Outras são o que seu filho vai levar na lancheira, e o que permitir que ele compre nas cantinas da escola”

aponta Maria José Carrari (CRM SP 57453),

oftalmopediatra do IMO.

Ela acrescenta que “não há nada de saudável em estar acima do peso”. O fato pode expor a criança já cedo a riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiares 2008-2009 do IBGE, cerca de 33% das crianças brasileiras estão acima do peso.

Fonte: Terra

16 visualizações
Logo Cartan Óptica
ENDEREÇO

Rua Fernandes Vieira, 319

Bairro Bom Fim - Porto Alegre

Rio Grande do Sul 

51 3227-3406

51 99759-0446

iconmonstr-whatsapp-4-240.png
REDES SOCIAIS
  • Facebook - Cartan Óptica
  • Instagram - Cartan Óptica
SiteSeguro.png

© Todos os direitos reservados 2020 - Cartan Óptica - CNPJ: 12.230.755/0001-61

Minc.Space Branding Intelligence Group
Consultor Whats.png