top of page

Medicamentos podem prejudicar a sua visão


A ação de diversos medicamentos pode ter influência direta em nossos olhos. Os possíveis efeitos colaterais incluem olho seco, mais sensibilidade à luz, visão desfocada, percepção alterada ou dificuldades para se acostumar ao passar de um ambiente escuro para um ambiente iluminado.

Ao perceber esses sintomas, a dica é procurar um médico e informar sobre as medicações utilizadas. Somente um profissional da área pode suspender um tratamento e, se necessário, indicar outro medicamento alternativo.

Abaixo estão elencados os efeitos colaterais causados pelos principais grupos de medicamentos:

Pílula anticoncepcional: algumas pílulas podem provocar o ressecamento dos olhos. Tais sintomas podem ser aliviados com “lágrimas artificiais”, por exemplo.

Antibióticos: os antibióticos podem levar a problemas de visão e ardência nos olhos e algumas vezes, a sensibilidade à luz. Em casos muito raros, eles também podem levar a uma descoloração da córnea. Após a conclusão do tratamento com antibiótico, os sintomas desaparecem. Se você estiver tendo estes problemas consulte o seu médico, pois é possível encontrar um medicamento alternativo. Para a sensibilidade à luz, o uso de óculos solares é aconselhável.

Medicamento para alergia: os colírios antialérgicos frequentemente contêm um anti-histamínico. Eles são muito úteis para a conjuntivite, entretanto podem provocar vermelhidão e ardência dos olhos, olhos secos, visão desfocada, sensibilidade à luz e aumento do lacrimejamento. Dica: consulte seu médico para descobrir se existem outros métodos de tratamento.

Medicamento para hipertensão: eles podem provocar ressecamento dos olhos. Se você estiver fazendo uso desse medicamento e apresentar efeitos colaterais desagradáveis, entre em contato com um médico.

Analgésicos: os medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno podem, em casos raros, causar visão desfocada ou visão dupla. Se você sofrer destes sintomas após tomar esses medicamentos, peça que seu médico prescreva um medicamento diferente. Um pequeno número de analgésicos pode fazer com que as pupilas se estreitem. Inicialmente, isso provoca uma dificuldade para enxergar no escuro, nesse caso também, um medicamento diferente é a melhor solução.

18 visualizações
bottom of page